quarta-feira, 19 de agosto de 2009
O verdadeiro papel da Mídia
Dizer que o receptor é “adestrado pela mídia” é ignorar a sua inteligência. As mensagens não funcionam como “balas mágicas”.O receptor não é tão passivo como se imagina.
Notícias não são propagandas.Elas são recortes da realidade.Uma verdade não absoluta.Quando um jornalista narra um fato ele vai dar sentido de acordo com a sua bagagem cultural, por mais que ele persiga a objetividade jornalística .Todo o conhecimento é perspectivo.
Falar sobre bolsas de valores, cotações, de forma a instigar a atenção do receptor sem ser sensacionalista ainda é um desafio.Mas as reportagens que trouxeram sugestões de como driblar a crise e se manter no mercado de trabalho mostram um esforço sincero do jornalismo em promover a identificação com o seu público.
Precisamos é (re) educar o nosso olhar.O jornalista precisa estar ciente de seu papel social como mediador.Ele não pode ser mais importante que a notícia. O público precisa conhecer a importância da mídia para a democracia e a comunicação, assim ele verá que notícias não são propagandas destrutivas em busca de Ibope.Nem tudo funciona como os apocalípticos vêem .
Por Karine Bender
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Que tal uma radionovela???
Abraços da Lise
Clique aqui para ouvir
"História do Dito Brasileiro"
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Mais uma de Gilmar Mendes
Para quem pensava que os absurdos que envolvem Gilmar Mendes se restrigem a questão da valorização do diploma de Jornalismo, está muito enganado. Agora mais um escândalo que envolve o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
É caro internauta... quando a gente pensa que já viu tudo nesse Brasil e que nada mais no impressiona, aparece mais uma!
Segundo reportagem do Congresso em Foco, Mendes gastou R$ 114 mil em diárias desde 2008, o que significa que nos 13 primeiros meses de 2008, ele gastou 3,6 vezes mais do que sua antecessora Ellen Gracie. Vale ressaltar que ele ainda tem 11 meses de governo pela frente.
(leia a reportagem)
Aí eu pergunto: Por que será que ele não gosta de jornalista?
e a resposta é óbvia, Jornalista tem o poder de denunciar o mais poderoso chefão, e sabe fazer isso com seriedade.
Abraço a todos
Postado por: Gabriele Welter
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Jornada de Literatura
Pra quem gosta de literatura, aqui vai a indicação de um evento muito bacana que acontece de 24 a 28 de agosto na UPF, em Passo Fundo, a 13ª Jornada de Literatura.
Concomitante a ela, acontece a 5ª Jornadinha de Literatura, 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 3º Encontro Nacional da Acdemia Brasileira de Letras, 2º Encontro Estadual; de Escritores Gaúchos, Seminário Internacional de Contaderes de História e Encontro Internacional da Red de Universidades Lectoras.
E pra você que não se interessa pela jornada por achar que envolve somente livros, está muito enganado. A Jornada de literatura busca debater acerca dos rumos a serem tomados nas áreas da literatura, pintura, música, escultura, arquitetura, fotografia e cinema.
Sem contar ainda com a participação de grandes autores como José Marques de Melo, Ignácio de Loyola Brandão e Pierre Lévi
Ta aí a dica!
Um abraço a todos
Postado por: Gabriele Welter
Já foi a um museu hoje?
Pois é não é sempre que se pode ir a um museu. Principalmente nós que não temos nenhum por perto, não é mesmo?!
Mas agora você pode fazer uma visitinha ao Museu do Prado sem se preocupar. Pois agora quem não tinha como ir à Espanha, pode conhecer as obras nos mínimos detalhes pela tela do computador. O Prado virtual é uma ferramenta da internet que permite você conhecer bem de pertinho as principais obras em exposição no museu.
Não perca mais tempo!!
E se quiser mais informações não deixe de acessar a página do jornal da globo que tem uma matéria ótima sobre esse assunto.
bjs e até a próxima...
Carla Trentin
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Debate: A mídia impressa irá acabar?
Na noite de terça-feira, 19, Lobão, músico, compositor e âncora do programa MTV Debate, pautou o seguinte tema: A mídia impressa irá acabar?
Em um bate-papo superprodutivo, ele e seus seis convidados colocaram à nossa disposição, com comentários e opiniões, um excelente conteúdo pertinente à atualidade midiática. Participaram da mesa, Marcelo Tas do programa CQC (Custe o Que Custar) da TV Bandeirantes; Marcello Ghigonetto que escreve para o Blog da Comunicação; Natsuo Slater, diretor de artes da revista myWave; Cláudio Tognoli, jornalista e professor universitário e que foi professor de Marcello Ghigonetto; Pablo Miyazawa, editor da revista Rolling Stone do Brasil e por fim, Luciano Martins, jornalista que escreve para o Observatório da Impresnsa e que já tem quatro livros publicados.
Luciano Martins foi quem deu início ao debate. Afirmou que "esse modelo da imprensa tradicional não tem mais como existir". A partir daí, Lobão comandou as discussões e o papo rolou por mais de 40 minutos. Assista ao programa no site da MTB Debate. Clique aqui.
Postado por: Alan Marcel.
Expocom/Intercom 2009

Olá Galera!!!
To passando pra lembra a todos que falta menos de uma semana para os acadêmicos de Jornalismo da Unoesc, embarcarem no ônibus do famoso Batóra com destino a Blumenau onde acontecerá o Intercom/Expocom Sul 2009.
A promessa nos bastidores é que Blumenau nunca mais será a mesma. Estão confirmada até o momento a presença de Russo e Renatão no evento.
Vai aí uma foto da turma que participou no ano passado, e que tenve a honra de conhecer o grande vovô Marques de Melo.
Abraço a todos
Gabriele Welter
Famílias e suas fotos ridículas
A popularização da fotografia digital permite que as pessoas tenham a possibilidade de tonar único aquele momento. Se entendermos que fotografar é registar estaticamente aquele momento "tão seu", podemos aceitar que fotografia é congelar aquele instante "só dele". Enfim, é registro, seja seu, seja dele.
Levar a "maquininha" para o almoço de família, para a festinha de aniversário do sobrinho, para as bodas de ouro da vovó e do vovô e, principalmente, paras as viagens de férias, tornou-se fato comum nas famílias. Toda família sempre tem o "metido a fotógrafo". É ele que sabe das configurações da máquina, é ele quem aperta o botão (na maioria dos casos).
Nessas festas ou viagens sempre surgem "coisas" curiosas. Nas fotografias desses encontros e passeios, também. Encontrei no Olhar Digital uma notícia que fala de dois amigos norte-americanos que criaram um blog somente com fotos toscas, tiradas em família, inclusive em estúdios. Eles aceitam contribuições dos internautas do mundo inteiro via e-mail. Já receberam até propostas de editoras para publicaram as imagens.
Mas agora chega de enrolação. Acessem o tal blog e curtam um pouco imagens que os brothers publicam.





Dica de blog
A dica agora é para os fotógrafos de fim de semana. Trata-se de um blog atualizado somente com contribuições dos leitores. Eles enviam suas imagens e aguardam as críticas dos profissionais. Vale a pena passar por lá, "pegar" alguns macetes e aprender com as descrições referentes à cada fotografia postada.
Postado por: Alan Marcel.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Grandes crônicas
Vai ai a dica pra quem quiser.
Abraço
Marlise Vendruscolo
Histórias do Rock - Barão Vermelho
Aqui vai o nosso primeiro Histórias do Rock, programa desenvolvido na disciplina de Radiojornalismo I, sob a orientação do professor Ricardo Pavan.
Com vocês uma das melhores bandas de rock do Brasil, e que inspirou várias novas bandas.
Para quem está com saudades (assim como eu) de ver esta banda nos palcos vem aí... Barão Vermelho!
Ouça aqui
Postado por Gabriele Welter
terça-feira, 19 de maio de 2009
Biblioteca mundial na internet
Uma biblioteca mundial digital (em português) já está disponível na internet. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é a responsável por dar aos usuários de internet, a oportunidade de conhecer acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo.
Lá, você pode voltar à 8 mil anos antes de Cristo, conhecer a história, pesquisar raridades e descobrir fatos relevantes até hoje. Basta rolar a "barra do tempo" na parte inferior do site e viajar nesse mundo antigo e também muito atual.



Postado por: Alan Marcel.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Histórias do Rock - Jota Quest
Postando aí mais um podcast do programa Histórias do Rock!
Dessa vez a história é do JOTA QUEST!
O grupo tem uma estética única, formada pela soma das diferenças.
O prazer pelo palco e a afinidade entre seus integrantes marcam uma trajetória que ainda promete grandes surpresas e emoções.
Confira aqui!
Té mais!
Postado por: Janaína Patzold
Histórias do Rock - Engenheiros do Hawaii
Tudo tranquilo?
Aqui vai mais um programa da série Histórias do Rock. E a banda da vez é o Engenheiros do Hawaii!
Curtam aí um pouco da história e também algumas curiosidades sobre essa banda gaúcha que conquistou o Brasil e o mundo.
Com vocês Engenheiros do Hawaii
Ouça aqui
Gabriele Welter
"O pai paga"
E aí internautas !!!!
Meu nome é Marcelo Both, sou acadêmico do 5° período do curso de Jornalismo da Unoesc/SMO, e um dos colaboradores deste blog..
Hoje vou postar uma crônica que produzi em sala de aula. Ela tem como tema, o desinteresse pelos estudos que alguns acadêmicos demonstram na faculdade. Bom quem quiser entender melhor, leia.
Espero que gostem.........
"O pai paga"
Bons tempos aqueles que são vividos na época da faculdade. Juventude a flor da pele e sonhos na busca por um mundo melhor. É o tempo das festas de turmas. Tudo é motivo para festejar.
Alguns acadêmicos esquecem que estudar custa dinheiro. Talvez não o dele, mas, o dos seus pais. Aí ficam desfilando pelos corredores fazendo algazarra. Não dão a mínima para os estudos. Esquecem que outras pessoas estão na faculdade para aprender. Grande parte deles após um longo e “duro” dia de trabalho. Trabalho este, que tem grande parte de seus rendimentos usados para pagar o ensino, uma vez que, o pai não pode pagar.
Não que fazer festa na faculdade seja proibido, mas, há horários e locais apropriados para isso. Com certeza horário de aula não é adequado.
Depois de um longo semestre de festas, aulas gazeadas e um bocado de G3, (G3 é uma prova feita pelo acadêmico que não atinge a média sete no semestre em uma determinada disciplina. Similar a uma prova de exame no ensino médio), começam as reclamações. Sempre o professor é quem não presta. O mesmo professor que fez o seu papel de ir até a sala de aula e apresentar o seu saber, enquanto o acadêmico, a “princesinha” ou o “filhinho do papai”, estava num bar, ou então atrapalhando as aulas de outros estudantes.
Então, pagar para estudar não significa que não precise haver comprometimento por parte do acadêmico. Se não pelo seu próprio bem, que seja pelo bem dos demais.
Postado por: Marcelo Both
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Megapixel e o megapreço
A evolução tecnológica fez com que as câmeras fotográficas de filme fossem substituidas pelos megapixels. As fabricantes de máquinas digitais divulgam cada vez mais e mais os seus megapixels.
Mas será que as pessoas sabem o que significa esse termo?
Pixel, num conceito geral, é uma pequena parte que compõe a imagem DIGITAL. Vale lembrar que isso não existe nos filmes. Assim, uma imagem digital é composta por vários e vários pixels. Juntos, levam o nome de megapixels. Para entender melhor, imagine uma foto sua em um quebra-cabeça. Então, cada pecinha desse quebra-cabeça pode ser entendido como um pixel.
Mas a composição de uma imagem digital não termina aí. Existe um componente eletrônico dentro das máquinas digitais. Esse componente eletrônico trata-se de um sensor que tem a função de captar as imagens e transformá-las em pixels. Feito esse processo, as fotos são salvas no cartão de memória.
E qual a diferença de uma máquina de 7.2 megapixel para uma de 12.1 megapixel?
A diferença é a qualidade na hora da ampliação. Mas isso só é percebido em máquinas semi-profissionais e profissionais devido ao tamanho do sensor. As amadoras geralmente possuem um tamanho padrão de sensor e ele é limitado quando ao número de pixels que pode "absorver". Imagine uma caixa que cabem 50 laranjas. Tente colocar 70. A não ser que você as esprema, elas não caberão. Assim é o sensor. Seu tamanho impõe limites em relação à quantidade de pixels a serem gravados.
Tudo isso parece complicado mas não é. Encontrei um video na internet que explica tudo isso e da melhor forma possível, ou seja, FOTOGRAFANDO. É um teste que um repórter fez com três máquinas da mesma fabricante. O que muda nelas é somente a quantidade de pixels. Ele mesmo fotografou e enviou as imagens para a revelação. Vale a pena conferir o vídeo e saber se realmente mais megapixels significam mais qualidade na sua fotografia.
Postado por Alan Marcel
Histórias do Rock - Skank
Eu sou Gabriele Welter, acadêmica do curso de Jornalismo da Unoesc - Campus de São Miguel do Oeste, e colaboradora do blog.
Aqui vai mais uma edição do programa Histórias do Rock e a banda da vez é SKANK.
Uma produção dos acadêmicos do 5º período de jornalismo Gabriele Welter, Janaína Patzold, Marlise Vendruscolo, Lucian Pichetti e Silvana Weber.
Ouçam aqui
Postado por: Gabriele Welter
Guerra dos sexos - Amizades do cotidiano
Casais recentemente formados ou de longa data, mas que ainda não estabeleceram uma relação de confiança geralmente possuem problemas com o ciúme. Um motivo forte para a briga é sem dúvida as amizades do cotidiano. Um quer saber do outro o que rola na faculdade, no trabalho, no msn, no orkut e em outros meios de relacionamento entre pessoas.
É sobre esse assunto que fizemos um podcast divertido para expor algumas situações que os casais encontram em seus dias.
Postado por Alan Marcel.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Gafes e truques do Photoshop
O Photoshop, programa mais utilizado para a edição de imagens no mundo inteiro está cada vez mais popular entre os usuários "comuns". Em São Miguel do Oeste existem escolas que oferecem cursos básicos e avançados desse programa. As pessoas que procuram estes cursos, buscam, além dos conceitos gerais de tratamento de imagens, o conhecimento semiprofissional. Saber como proporcionar uma melhora visual nas fotos particulares e entender os artifícios usados na publicidade são alguns dos interesses. Vale lembrar que por tráz de uma imagem bem tratada, existe o conhecimento do fotógrafo e do "Photoshoper" (apelido dado à pessoa que trabalha com este programa).
Esta semana recebi um e-mail que mostrava em uma apresentação de slides, vários "Truques do Photoshop". São montagens e manipulações bem produzidas aos olhos da maioria das pessoas. Dei a sorte de guardá-lo por mais de três dias e hoje, ao navegar pela rede, encontrei um blog que mostra as "gafes" do Photoshop. Estas gafes vão de encontro ao que vi nos slides, um sarro. São trabalhos de pessoas amadoras ou até de "profossionais" que se descuidaram ou beberam alguma coisa antes de sentar na frente da tela.
O nome do blog que mostra as gafes já diz tudo. É o PhotoshopDisasters. Analisei as imagens e percebi que não é tão difícil encontrar os erros.
FOTOS DO PHOTOSHOP DISASTERS
O pé da modelo não emergiu e existe uma sombra no lugar errado.
Duas luas? Estranho né!
Não sei se era essa a imagem a ser refletida no espelho. Caso era esta mesmo, o rapaz da loja está de camisa manga curta enquanto a propaganda se passa em um dia com neve.
A "cinturinha de pilão" não ficou bem definida. Falta alguma ajuste aí.
Não entendo de física, mas creio que é praticamente impossível refletir motorista e caroneiro em um único retrovisor. Sem contar a cor do veículo que é diferente.
Tem um joelho no lugar errado, ou é a mulher-borracha!
Ou a mulher-borracha seria esta? Dedinhos compridos.
FOTOS DOS SLIDES (UMA PEQUENA DIFERENÇA)






Na internet é possível encontrar as mais diversas imagens contendo truques ou não. Cada vez mais essas características estão presentes na web e isso nos questiona sobre o que é certo ou errado. Sobre o que é bom ou ruim. Sobre o que é real ou irreal. Fato é que nos dias de hoje a fotografia digitalizada tornou-se alvo fácil de manipulação. Há quem diga até, que a fotografia está banalizada. Mas isso é outro assunto.
Postado por Alan Marcel.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Histórias do Rock - Barão Vermelho
E aí povo!?
Sou a Janaína, acadêmica de Jornalismo da Unoesc/SMO.
O post de hoje é um podcast feito para a disciplina de Radiojornalismo III.
O nome do programa é HISTÓRIAS DO ROCK e foi produzido pelos acadêmicos Gabriele, Janaína, Lucian, Marlise e Silvana.
A história contada nesse podcast é de uma das bandas mais populares do país:
BARÃO VERMELHO!
Curtam aí ;)
Valeu!
Postado por: Janaína Patzold
Beleza exótica com uma pitada de sensualidade
Meninas e moças com estilo próprio podem tornar-se modelos fotográficas com muita sensualidade. Garotas tatuadas, com cabelos coloridos, piercings nos mais diferentes lugares e maquiagem forte já são alvo dos clics dos fotógrafos americanos. A onda de "modelo exótica" que iniciou em Los Angeles nos Estados Unidos já ganha adeptas em outros países como por exemplo, em Portugal. Essas meninas são entituladas de Suicide Girls e possuem um site próprio para expor seus trabalhos.
Nesse tipo de fotografia grande parte dos cenários tradicionais e harmoniosos são substituidos pelo "underground", pelo escuro e pelas sombras. É um trabalho profissional e que agrada a diversas pessoas pelo estilo alternativo e "fora do comum". É uma forma inovadora de explorar peculiaridades de algumas pessoas tratadas como "diferentes" dentro da sociedade em que vivem.
Uma revista nova em Portugal, chamada "I", traz em sua edição on line de 11 de Maio uma matéria completa sobre a nova "febre" entre as garotas do estilo de vida alternativo. Quem quiser dar uma conferida e apreciar mais fotos, clica aqui.
Postado por: Alan Marcel.


terça-feira, 5 de maio de 2009
Uma "sessãozinha" de cinema comunitário
Acadêmicos do 5º. período do curso de Jornalismo da Unoesc Campus de São Miguel do Oeste juntamente com o apoio do Núcleo de Jovens Empreendedores irão realizar dia 16 de maio, às 19h, uma sessão comunitária de cinema no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo). O ingresso para assistir ao filme é um agasalho que será doado às pessoas necessitadas.
Para o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores de São Miguel do Oeste, Edney Marcos Prigol, a iniciativa mostra uma nova forma de cultura para a população do município. “Daqui a alguns dias teremos o cinema e isso já começa a antecipar esse novo conceito cultural que em breve teremos na nossa cidade”. Prigol destaca também o lado social que vai beneficiar as pessoas com os donativos arrecadados.
Quem quer ser um milionário é o filme definido pelos organizadores da sessão comunitária. O longa foi vencedor de oito Oscars e conta a história de Jamal Malik, um jovem de 18 anos que foi convidado a participar de um programa de perguntas e respostas na televisão. No auge do programa a polícia o prende por suspeita de trapaça. O sucesso foi baseado em história real e produzido com baixo custo. Assita ao trailler aqui.
Postado por Alan Marcel.
Museu da corrupção
Escândalos políticos são divulgados pela mídia seguidamente e isso já não é novidade. Entre eles, podemos citar os mensalões, os caixas 2, os paraísos fiscais, o dinheiro nas cuecas, o castelo, as viagens... Mas agora, as mais diversas formas de corrupção ganharam um lugar: o MUSEU DA CORRUPÇÃO. Lá você poderá relembrar com clareza todos estes fatos existentes na política brasileira.
O responsável pela idéia é o jornal Diário do Comércio. O Museu da Corrupção on line foi desenhado pelo arquiteto mineiro Rodrigo de Araújo Moreira, 78, e preenchido pelo trabalho de pesquisa da jornalista Kássia Caldeira.
O site é bem interativo. Tem a sala dos escândalos, a cronologia dos escândalos, as operações da Polícia Federal, a arquitetura da corrupção, uma loja virtual, uma livraria e uma sala multimídia. Vale a pena conferir este trabalho.

Fonte: Portal da Imprensa
Postado por Alan Marcel
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Guerra dos Sexos - Discutindo a Relação
Hoje a Guerra dos Sexos entra num assunto complexo que é a famosa D.R. O ato de discutir a relação em um casal é algo que levanta entrigas pelo lado dos homens, mas para as mulheres isto é importante dentro de uma convivência a dois. Ouçam o podcast e tirem suas conclusões.
Até mais moçada.
Postado por: Alan Marcel
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Dos quadrinhos para a telinha

Vou copiar uma idéia que vejo sempre no blog do jornanlistaNoblat. Seguidamente ele dá dicas de outros blogs e faz um breve comentário sobre eles. A nossa dica é de um blog especialista em filmes produzidos a partir de histórias em quadrinhos, o Melhores do Mundo. Informações, comentários e críticas sobre Homem Aranha, Batman, Super Homem, X-Man e tantos outros você facilmente vai encontrar por lá. Inclusive sobre filmes que nem chegaram ao cinema norte-americano. Acessem, vale a pena.
Dica dada, vamos nessa! O dia é longo ainda.
Postado por: Alan Marcel
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Guerra dos Sexos - Mulher, bebida e direção
E então amigos. Como foi deixado em pauta no podcast passado, o tema de agora é polêmico. Trata-se nada mais, nada menos, que a relação da mulher com a bebida e com a "boléia" do veículo. O machismo e o preconceito contra a boa conduta da mulher-motorista foi confrontado e repudiado vorazmente pelas mulheres, neste segundo podcast. Querem saber o que rolou?
Grande abraço. Até mais ver.
Postado por: Alan Marcel.
domingo, 26 de abril de 2009
Avanços tecnológicos e a sensibilidade
Olá pessoal. Encontrei um artigo no Câmera Obscura que nos faz refletir se os avanços tecnologicos realmente são sempre melhores. O texto foi desenvolvido em cima de um artigo publicado na revista americana Rolling Stone, intitulado “The Death of High Fidelity” (A morte da alta fidelidade), de autoria de Robert Levine e cita já de início as famosas músicas em formato MP3 (que são músicas em formatos digitais comprimidos). Na publicação americana fica claro que os MP3 perdem qualidade de áudio e as vezes podem parecer desafinados.
Interesasante foi a comparação que o Camera Obscura fez com a fotografia. Lá diz que a fotografia digital se adequou bem à algumas exigências de qualidade. No entanto o artigo deixa no ar questão da sensibilidade do olhar ao perceber nuances e detalhes das imagens analógicas e digitais. O autor do texto destaca: "Não quero dizer com isso que o filme seja melhor, até porque acredito que um arquivo digital bem trabalhado pode trazer tranquilamente esses aspectos característicos do filme. O que eu quero dizer é que novas tecnologias podem fazer com que percamos a sensibilidade para certos aspectos de qualidade, tais quais os graves perdidos num arquivo MP3". Ele ressalta ainda que deve-se ter um senso crítico em relação ao novo e, quando possível, adaptá-las de uma maneira que se possa manter a qualidade.
Publicado por : Alan Marcel, estudante de Jornalismo da Unoesc de São Miguel do Oeste/SC.
sábado, 25 de abril de 2009
Guerra dos Sexos - O cabelinho no sabonete
Grande abraço a todos e até a próxima.