.
Por:Marlise Vendruscolo
Estudante de Jornalismo - Unoesc São Miguel
Vez ou outra, vemos reclamações sobre as colunas dos jornais. Colunas são espaços privados onde é permitido ao colunista (pessoa que escreve) argumentar sobre temas gerais, fazer comentários e interpretar fatos. Tudo isso em textos curtos e com liberdade de expressão. Geralmente é abordado um ponto de vista diferenciado de algum fato, carregado de opinião própria.Trata-se de um espaço diferente dos editorias, que são lugares onde o veiculo emite opinião sobre determinado fato.
Em certas ocasiões o colunista precisa ter mais atenção que todo o resto do jornal.Para os leitores, ele se torna o foco daquela edição.Tanto que no jornal do Rio de Janeiro, o Correio da Manhã - que existiu há tempos - possuia nenhuma coluna, provavelmente para evitar essa situação.
Mas enfim, porque as colunas? Por que existem colunas que são ótimas para a formação de opinião sobre os mais diversos temas. E outras possuem pilulas de informação, pois no mundo em que vivemos, informações curtas e ainda recheadas com opinião valem a pena. Porém precisamos aprender a selecionar colunas e colunas para não se perder em opiniões sem conteúdo e que so servem para promover o colunista. Fica na escolha de cada um o que quer ler, ouvir, ver e acessar pra ter um conhecimento a mais por meio delas. Está aí, no final da postagem, uma dica interessante sobre uma boa coluna (na minha opinião). Boa leitura! Clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário