Expocom 2010 - Vitrine de Oportunidades
Oportunidades. Não devemos apenas esperá-las, mas criá-las. Mas o bom da coisa é aproveitá-las. Essa frase vai ao encontro de um mínimo de experiência acadêmica, tanto em sala de aula quanto fora dela. Para quem há três anos se aventurou em uma viagem acadêmica para um evento de Comunicação, sem saber do que se tratava exatamente, posso afirmar que oportunidades surgem assim, aparentemente do nada, e podem render muito.
A princípio o que era pra ser uma viagem de conhecimento (no sentido visitar), tornou-se uma viagem de aprendizado, que incentivou mais acadêmicos a participarem nos anos seguintes. De experiências boas, até aquelas não muito agradáveis, os acadêmicos de Jornalismo da Unoesc de São Miguel do Oeste vêm disputando oportunidades na produção científica (até pouco tempo desconhecida). Na disputa, o que mais entusiasma é saber que, apesar do distanciamento geográfico e da limitação tecnológica temos tanta capacidade de nos destacar quanto os que estudam em grandes centros. O Intercom/Expocom é uma vitrine de oportunidades, cabe a nós fazer a escolha certa.
O segredo (que não é tão segredo assim) está em valorizar a nossa realidade e a partir dela lutar com as armas disponíveis. Na guerra em que se encontra o mercado, não importa somente ter um equipamento de ponta, se não houver habilidade para operá-lo. Ou ter dezenas de livros mofando na biblioteca, se não fizermos deles nossas maiores e melhores armas.
Prova de tudo isso é o reconhecimento e premiação de dois acadêmicos do Extremo Oeste de Santa Catarina, no Expocom Sul 2010 em Novo Hamburgo/RS. Parabéns ao Alan Castaman e ao Ricardo Torres, que arremataram o primeiro lugar nas categorias Fotografia Jornalística e Produção em Jornalismo Interpretativo, respectivamente.
Aos que ficaram, a responsabilidade de trazer mais premiação no próximo ano!
Gabriele Welter
Nenhum comentário:
Postar um comentário