A evolução tecnológica fez com que as câmeras fotográficas de filme fossem substituidas pelos megapixels. As fabricantes de máquinas digitais divulgam cada vez mais e mais os seus megapixels.
Mas será que as pessoas sabem o que significa esse termo?
Pixel, num conceito geral, é uma pequena parte que compõe a imagem DIGITAL. Vale lembrar que isso não existe nos filmes. Assim, uma imagem digital é composta por vários e vários pixels. Juntos, levam o nome de megapixels. Para entender melhor, imagine uma foto sua em um quebra-cabeça. Então, cada pecinha desse quebra-cabeça pode ser entendido como um pixel.
Mas a composição de uma imagem digital não termina aí. Existe um componente eletrônico dentro das máquinas digitais. Esse componente eletrônico trata-se de um sensor que tem a função de captar as imagens e transformá-las em pixels. Feito esse processo, as fotos são salvas no cartão de memória.
E qual a diferença de uma máquina de 7.2 megapixel para uma de 12.1 megapixel?
A diferença é a qualidade na hora da ampliação. Mas isso só é percebido em máquinas semi-profissionais e profissionais devido ao tamanho do sensor. As amadoras geralmente possuem um tamanho padrão de sensor e ele é limitado quando ao número de pixels que pode "absorver". Imagine uma caixa que cabem 50 laranjas. Tente colocar 70. A não ser que você as esprema, elas não caberão. Assim é o sensor. Seu tamanho impõe limites em relação à quantidade de pixels a serem gravados.
Tudo isso parece complicado mas não é. Encontrei um video na internet que explica tudo isso e da melhor forma possível, ou seja, FOTOGRAFANDO. É um teste que um repórter fez com três máquinas da mesma fabricante. O que muda nelas é somente a quantidade de pixels. Ele mesmo fotografou e enviou as imagens para a revelação. Vale a pena conferir o vídeo e saber se realmente mais megapixels significam mais qualidade na sua fotografia.
Postado por Alan Marcel
Nenhum comentário:
Postar um comentário