O Photoshop, programa mais utilizado para a edição de imagens no mundo inteiro está cada vez mais popular entre os usuários "comuns". Em São Miguel do Oeste existem escolas que oferecem cursos básicos e avançados desse programa. As pessoas que procuram estes cursos, buscam, além dos conceitos gerais de tratamento de imagens, o conhecimento semiprofissional. Saber como proporcionar uma melhora visual nas fotos particulares e entender os artifícios usados na publicidade são alguns dos interesses. Vale lembrar que por tráz de uma imagem bem tratada, existe o conhecimento do fotógrafo e do "Photoshoper" (apelido dado à pessoa que trabalha com este programa).
Esta semana recebi um e-mail que mostrava em uma apresentação de slides, vários "Truques do Photoshop". São montagens e manipulações bem produzidas aos olhos da maioria das pessoas. Dei a sorte de guardá-lo por mais de três dias e hoje, ao navegar pela rede, encontrei um blog que mostra as "gafes" do Photoshop. Estas gafes vão de encontro ao que vi nos slides, um sarro. São trabalhos de pessoas amadoras ou até de "profossionais" que se descuidaram ou beberam alguma coisa antes de sentar na frente da tela.
O nome do blog que mostra as gafes já diz tudo. É o PhotoshopDisasters. Analisei as imagens e percebi que não é tão difícil encontrar os erros.
FOTOS DO PHOTOSHOP DISASTERS
O pé da modelo não emergiu e existe uma sombra no lugar errado.
Duas luas? Estranho né!
Não sei se era essa a imagem a ser refletida no espelho. Caso era esta mesmo, o rapaz da loja está de camisa manga curta enquanto a propaganda se passa em um dia com neve.
A "cinturinha de pilão" não ficou bem definida. Falta alguma ajuste aí.
Não entendo de física, mas creio que é praticamente impossível refletir motorista e caroneiro em um único retrovisor. Sem contar a cor do veículo que é diferente.
Tem um joelho no lugar errado, ou é a mulher-borracha!
Ou a mulher-borracha seria esta? Dedinhos compridos.
FOTOS DOS SLIDES (UMA PEQUENA DIFERENÇA)






Na internet é possível encontrar as mais diversas imagens contendo truques ou não. Cada vez mais essas características estão presentes na web e isso nos questiona sobre o que é certo ou errado. Sobre o que é bom ou ruim. Sobre o que é real ou irreal. Fato é que nos dias de hoje a fotografia digitalizada tornou-se alvo fácil de manipulação. Há quem diga até, que a fotografia está banalizada. Mas isso é outro assunto.
Postado por Alan Marcel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário